Olá a todos,
Hoje venho aqui analisar a 2 Temporada da série de sucesso da plataforma de streaming da TV Globo (Globoplay) “Os Outros” de Lucas Paraíso com direcção de Luísa Lima que conta com a participação de Letícia Colin, Adriana Esteves, Tomás Aquino, António Haddad, Eduardo Sterblitch entre outros.
Na primeira temporada conhecemos Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio ( Tomás Aquino) pais de Marcinho (António Haddad) que ao entrar em conflito com o filho dos vizinhos, Rogério ( Paulo Mendes) acaba por provocar uma série de acontecimentos que terminam no seu desaparecimento. Agora, na 2 temporada, Marcinho continua desaparecido e Cibele desesperada em busca do seu filho, mas tudo vai mudar quando Marcinho resolve procurar a mãe mesmo contra a vontade de Sérgio (Eduardo Sterblitch).
A primeira temporada da série foi um verdadeiro sucesso e aclamada pelos críticos, um elenco forte, uma história bem escrita, uma boa realização e direcção de actores. Já esta segunda foi alvo de várias críticas tanto do público quanto da crítica que consideraram que a trama não manteve a mesma qualidade da 1 temporada e houve até quem dissesse que esta não deveria nem existir. Devo dizer que discordo totalmente destas afirmações. Apesar desta segunda temporada apresentar algumas situações e narrativas absurdas não deixa de ter qualidade pelas excelentes interpretações dos actores. Letícia Colin, Eduardo Sterblitch e Adriana Esteves são os 3 destaques principais. Agora uma coisa é certa, existiram alguns erros:
A trama de Maria ( Mariana Nunes) : O marido de Maria, Nelson (Babu Santana) acaba por morrer em alto mar ao salvar Paulo (Sérgio Guizé) de um afogamento. Maria jura vingança contra Paulo por esta situação. O que se formos a analisar é absolutamente absurdo porque Nelson arriscou a própria vida para salvar Paulo e Paulo nunca lhe cobrou nada. Foi iniciativa do próprio Nelson saltar do barco e salvar Paulo. O desejo de vingança e o comportamento agressivo de Maria não fazem o menor sentido.
Cena em que Marcinho e Sérgio capturam um Jacaré: Esta cena não fez sentido algum. com que objectivo? o que é que isso acrescentou ao desenvolvimento da trama? absolutamente nada. Se em algum momento, Sérgio leva-se o jovem a cometer um crime aí seria justificável mas isto?. Não se percebe.
Os gritos de revolta de Marcinho: Isto foi das coisas mais constrangedoras da série. Marcinho (António Haddad) revolve do nada gritar com toda a gente de uma forma bizarra que não acrescentou nada ao personagem. António é um actor cheio de potencial mas estas cenas foram constrangedoras, fora o próprio personagem que é chato ( na minha opinião).
Penso que estes 3 pontos são os principais. Nenhuma destas situações faz sentido, nem acrescentou nada à história. De resto, não tenho mais nada a apontar. A série tem qualidade, tem actores extraordinários e é uma série que aborda várias questões importantes: expõe o que de mais problemático existe no Brasil que é a violência e o crime organizado liderado por milícias, facções, tráfico etc. Creio que a trama de Leticia Colin poderia ter sido mais desenvolvida no aspecto religioso mas o autor preferiu concentrar-se mais no lado mais humano e frágil de Raquel, o que é compreensível visto que o seu maior objectivo é ter um filho e vive uma grande frustração por não ter.
O mesmo não se pode dizer sobre Sérgio (Eduardo Sterblitch) . Sérgio que na primeira temporada acaba por conseguir o lugar de sindico do condomínio aqui vemos o personagem virar-se para a política concorrendo a vereador. Aqui o miliciano já tem uma vida confortável,” reconquistou” a ex-mulher e a filha Lorraine (Gi Fernandes). Assistimos a várias situações de comportamentos abusivos e violentos por parte de Sérgio mas o autor quis também inserir algo sobre o seu passado que até então desconheciamos : O facto de ter sido criado pela avó que sempre o maltratou e isso explica um pouco as suas atitudes para com a família. Eduardo Sterblitch tem um desempenho fabuloso como Sérgio, merece todo o reconhecimento.
Adriana Esteves também está incrível como Cibele. A personagem continua agarrada à esperança de recuperar o filho mesmo após o encontrar e este a rejeitar. Cibele não desiste até ter o amor do filho de volta e provar a todos que a sua luta valeu a pena. Ao contrário do marido, Amâncio, Cibele faz questão de enfrentar Sérgio ao ponto de ele pedir uma ordem de restrição que ela se recusa a aceitar. Cibele acaba por encontrar em Raquel uma aliada e as duas ficam bastante próximas no final. Aliás, aqui está mais uma parceria de sucesso de Leticia e Adriana depois de Segundo Sol.
E estes foram alguns dos destaques da série. As duas temporadas de Os Outros estão disponíveis na plataforma de streaming da Globo, Globoplay.
Até ao próximo post.
Sem comentários:
Enviar um comentário