terça-feira, 17 de setembro de 2024

Especial: Big Brother 25 Anos do fenómeno mundial

 







Olá a todos,


Hoje venho aqui falar de algo um pouco diferente. Há exactos 25 anos, mais precisamente na Holanda John de Mol teve a ideia de fazer um reality show que consistia em fechar um grupo de pessoas numa casa isolada, onde teriam de conviver 24h sob 24 horas com dezenas de câmaras que os observavam diariamente. O Objectivo era simples (ou não) conquistar o público e evitar a eliminação. Como recompensa, o vencedor levava uma generosa quantia monetária. O Reality show estreou na Holanda em 16 de Setembro de 1999 e foi um verdadeiro sucesso. Vários países compraram o formato e resolveram fazer as suas próprias versões. Portugal não ficou de fora. O formato de sucesso foi oferecido á SIC mas recusado pelo director de programação, Emídio Rangel e sendo assim a TVI ficou com o formato.

A primeira edição do Big Brother em Portugal foi um verdadeiro êxito de audiências. Os portugueses ficaram rendidos ao formato. Esta primeira edição foi apresentada por Teresa Guilherme e teve 14 concorrentes: Zé Maria, Susana Almeida, Célia, Telmo, Mário, Marta Cardoso, Paulo, Carla, Sónia, Marco, Maria João, Ricardo A, Ricardo V e Riquita. Zé Maria foi o grande vencedor que levou 20.000 contos (100.000 euros) para casa e um carro. Todos os concorrentes tiveram o seu destaque e alguns seguiram vida pública como é o caso de Marta Cardoso que hoje em dia é apresentadora da TVI nos mais diversos formatos, incluindo o próprio Big Brother. O BB fez tanto sucesso que a TVI apostou em várias edições também com famosos o que gerou mais polémicas e mais confusão. Tudo o que o público adora em realities shows. A primeira edição com famosos teve a participação de Cinha Jardim, Nuno Homem de Sá, Romana, Julie Sargent, Francisco Mendes, João Melo, Carlos Sampaio, Nicole, Zé Maria, Sónia Veiga, Daniela Faria, Simara, Jorge Cadete, Mateus Rocha, Viktor Viktor e Ricky que venceu. Seguiram-se outras edições e uma das mais polémicas de todas foi a de José Castelo Branco e Zezé Camarinha que protagonizaram vários conflitos dentro da casa.

Após várias edições seguidas, a TVI deu uma pausa e regressou com o BB em 2020 com apresentação de Cláudio Ramos onde dai surgiram os formatos de Revolução, Duplo Impacto e Desafio Final. Em 2022 ficou a cargo de Cristina Ferreira que teve uma das edições mais polémicas. A edição ficou marcada pela participação de Bruno de Carvalho, que gerou bastante polémica. A vitória foi de Bernardo Sousa que acabou por conquistar, além do prémio, o coração da influenciadora brasileira Bruna Gomes que venceu a edição do desafio final logo depois. 

É inevitável falar em reality shows quando se fala em televisão. Quer se goste, quer não se goste é um formato vencedor e as pessoas gostam de acompanhar. E quanto mais polémicas, melhor, até porque depois de muitas edições de BB e outros realitys torna-se comum o público criar simpatia por certos tipos de pessoas. Das mais polémicas, ás famosas “plantas” (um termo muito usado na versão brasileira) todos estão ali a ser julgados pelo público que a toda a hora muda a sua preferência conforme o percurso dos concorrentes. Há sempre aquele “favorito” que as pessoas elegem até ao fim mas que, porém, nem sempre é assim. Há vezes em que os favoritos fazem algo que o público não gosta e ai perdem o favoritismo, muitas das vezes, para os rivais. Recentemente, tivemos uma edição onde a preferência dos portugueses por Catarina Miranda ficou evidente desde o inicio porém Catarina acabou por ditar a sua expulsão depois de uma agressão. A vitória foi de Inês Morais. Quando se fala em Big Brother é inevitável da edição brasileira que tem uma repercussão muito maior. Os brasileiros vivem intensamente os 3 meses de programa não só com as movimentações de jogo dos concorrentes como tudo o que acontece cá fora, desde de familiares que se desentendem nas redes sociais, aos administradores das redes dos concorrentes ou aos fãs. O Big Brother Brasil nasceu em 2002 apresentado por Pedro Bial com direcção de um dos mais famosos diretores de programas de entretenimento da TV Globo José Bonifácio Brasil de Oliveira mais conhecido por Boninho (que recentemente saiu da estação, passando testemunho para Rodrigo Dourado). O BBB conta com 24 edições de sucesso e muitas delas bem polêmicas. Nem todas as edições bateram recordes de audiência mas geraram muita repercussão e algo que os brasileiros adoram: Memes. Com o surgimento das redes sociais tudo isto ganhou uma dimensão muito maior, já não basta ter simpatia, ser polémico, não ser planta, criar estratégias de jogo, fazer alianças ou vencer provas. É necessário criar memes e frases inesquecíveis para que o público fique completamente rendido ao concorrente. O primeiro vencedor foi Kleber Bambam que ficou conhecido por criar uma boneca dentro da casa de nome Maria Eugénia que conquistou os brasileiros.  Será completamente impossível para mim citar todos os inúmeros concorrentes icónicos do programa mas irei destacar alguns:

Sabrina Sato (hoje apresentadora de TV), Grazi Massafera ( actriz), Jean Wyllys ( político), Diego Alemão, Manu Gavassi (cantora), Rafa Kalliman (influenciadora), Juliette Freire (cantora e vencedora de uma das edições mais iconicas BB21), Gilberto Nogueira mais conhecido por Gil do Vigor ( Economista e influenciador), Fred Nicácio (médico) entre outros.

Eu pessoalmente prefiro a edição brasileira. Não é pelo orçamento nem pela dimensão da TV Globo e sim pelas dinâmicas do programa que são bem mais interessantes de acompanhar: desde a Prova do Líder, ao Anjo, ao Big Fone ou ao mais recente implementado Poder Coringa geram muito mais movimentações de jogo na casa do que na edição portuguesa. Outra coisa interessante é a divisão de Xepa e VIP.Quem define isso é o Líder da semana que pode reunir todos os seus aliados no VIP com direito a tudo do bom e do melhor enquanto na Xepa ficam os restantes elementos do grupo que estão mais limitados em termos de alimentação, no entanto sem prejudicar a saúde de ninguém. Contudo, fica ainda mais interessante porque os diretor Boninho muda as dinâmicas todas as semanas para que os concorrentes sejam surpreendidos. Tudo isto permite ao telespectador ficar mais ligado ao ecrã para acompanhar o programa, tornando tudo mais dinâmico e menos monótono. As dinâmicas em Portugal são muito fracas e desinteressantes apesar dos concorrentes serem bons e carismáticos, as provas também são fraquíssimas e as festas nem se fala. Para já nunca percebi o facto de fazerem as festas dentro da casa, para mim isso é completamente absurdo. Deveriam fazer no jardim assim os concorrentes não só poderiam usufruir mais do espaço ao ar livre como a produção poderia fazer uma pista de dança ou convidar alguém para cantar e animar a festa. E já agora caprichar um pouco mais na decoração. Mas uma coisa que gosto bastante da edição portuguesa é a Voz do Big ( a mesma voz do Secret Story - Casa dos Segredos) que faz total diferença no programa. Diria que é das coisas melhores do programa. Não sei se algum dia teremos capacidade de fazer algo semelhante (numa escala menor, obviamente) ao BBB mas espero que sim pois seria sinal de que o investimento em produção audiovisual em Portugal teria aumentado bastante. Isso seria não só bom para o entretenimento mas também para a ficção nacional. 


Até ao próximo post.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Cacau - A Melhor novela de 2024 chega ao fim

  Olá a todos,  Ontem dia 30 de Novembro foi exibido o último episódio de "Cacau". A novela escrita por Maria João Costa e protago...