Olá a todos,
Neste primeiro post, venho-vos falar da 1 semana de exibição de Cacau. A nova novela da TVI que desde o início promete ser um "novelão à antiga". Escrita por Maria João Costa ( a mesma autora de Ouro Verde, vencedora de um Emmy Internacional), e dirigida pelo diretor brasileiro Edgard Miranda. A novela leva-nos até às belas paisagens da Bahia, mais precisamente Itacaré, onde se localiza a fazenda de Justino Vaz Pereira (António Capelo) , um poderoso e influente empresário português. É nesta fazenda que a protagonista Cacau (Matilde Reymão) vive e trabalha junto com os seus pais Filomena (Sofia Nicholson) e Joaquim (Paulo Calatré).A jovem sonha em ser chocolateira, mas não tem condições financeiras para pagar um curso. Por isso, o seu pai vai até Portugal, para contar aquele que é um dos maiores segredos desta trama: Cacau é na verdade filha de Justino e do grande amor da sua vida Chiquinha, que foi vítima das maldades de Simone (Alexandra Lencastre) ,actual mulher de Justino, no passado e por isso desapareceu. Este é então o início da história de Cacau. Esta primeira semana de exibição, na minha opinião, aumentou bastante as expectativas para que esta novela cumpra realmente aquilo que prometeu. Tivemos ótimas cenas, um ritmo muito bom, o elenco está muito bem escolhido e a qualidade de imagem e fotografia está excelente. Matilde Reymão foi a escolhida para ser protagonista, a jovem actriz tem aqui um papel de grande responsabilidade , onde pode vir a colher bons frutos. O seu par romântico é José Condessa, que dá vida a Tiago, filho de Salomão ( Paulo Pires) e Júlia ( Fernanda Serrano). Uma das coisas curiosas desta novela é que alguns personagens portugueses, adotam o português do Brasil em alguns momentos. Na minha opinião, penso que veio na dose certa, não vejo grande necessidade por parte do elenco português, ter muitas falas em português do Brasil apesar de entender que parte das personagens vivem há muitos anos na Bahia e é normal que em alguns momentos surjam expressões locais. Não me choca isso, mas espero que não exagerem daqui para a frente. Nesta novela percebemos imediatamente que não temos o clichê dos "vilões e dos bonzinhos", todos os personagens têm várias camadas e não necessariamente se encaixam nessas categorias, até porque segundo as informações que temos, todos escondem alguma coisa que os pode comprometer de alguma forma. Isso é uma opção muito inteligente da autora, e na minha opinião torna a narrativa mais interessante.
Confesso que já sentia falta deste género de novela, ultimamente a ficção nacional tem passado por momentos complicados a nível de audiência, principalmente as novelas da TVI que têm perdido a preferência dos portugueses, apesar de vez por vezes Festa é Festa conseguir uma liderança ou outra mas no geral a SIC sai vitoriosa. Penso que com esta novela, José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira podem vir a reverter a situação mas vamos esperar pelos próximos episódios.
DESTAQUES DA PRIMEIRA SEMANA:
Alexandra Lencastre (Simone Vaz Pereira): Um dos grandes nomes da ficção nacional está de regresso á TVI. Depois de 3 anos na SIC, Alexandra Lencastre volta no papel de uma vilã. Uma vilã que parece ser bastante promissora.
Inês Castel- Branco ( Lálá / Laura Vasconcelos) : Pelo que vi desta primeira semana, Lalá também promete ser um grande destaque desta novela, e penso que Inês Castel- Branco encontrou o tom certo para esta personagem. Vamos ver o que nos tras nos próximos episódios, confesso que estou bastante curiosa.
Vitor Britto ( Guto) : O actor brasileiro Vitor Brito estreia-se na ficção portuguesa. Para quem não conhece, Vitor tem uma longa carreira no teatro e no cinema no Brasil. Em televisão esteve na novela " As Aventuras de Poliana" no SBT. Guto é o melhor amigo de Cacau, trabalha com a jovem na fazenda de Justino e adora surf. Estou certa de que Vitor também irá destacar-se na trama, apesar de não fazer parte da trama central.
António Capelo ( Justino Vaz Pereira): Justino parece-me um personagem bastante complexo. Um homem que com certeza guarda muitos segredos, e estou com uma expectativa bastante alta para o desenrolar desta história.
Paula Neves (Soraia): Confesso que o meu primeiro pensamento quando vi Paula Neves em cena, foi a inesquecível Mariana de Anjo Selvagem. Isto porque a actriz vive Soraia, uma das empregadas dos Vaz Pereira. Soraia gosta de utilizar algumas palavras em inglês e isso torna-se bastante divertido, dando origem a situações um pouco constrangedoras para a personagem. Paula Neves tem tudo para surpreender.
Carolina Amaral ( Salomé Vaz Pereira): Salomé é como se fosse uma extensão da sua mãe. Esta personagem também pode trazer momentos bastante interessantes, visto que se trata daquele estereótipo de menina rica e mimada que acha que pode mandar e desmandar em todos.
Cacau promete ser um grande sucesso e nós cá estaremos para continuar a acompanhar esta história.
Até ao próximo post!
Sem comentários:
Enviar um comentário