Olá a todos,
Hoje venho falar da nova programação da SIC e da TVI. A SIC apresentou a nova grelha no passado dia 4 de Setembro num evento que reuniu várias caras da estação . A Estufa do Monsanto Secret Spot, foi o local escolhido para a ocasião. No Entretenimento a SIC continua a apostar no reality show de culinária “Hells Kitchen” com famosos assim como “A Máscara”. O que faz todo o sentido visto que são formatos já consolidados. Na informação, vamos ter o regresso do Investigação SIC durante o Jornal da Noite e também da “Grande Reportagem”. Conceição Lino também segue no comando do “Essencial” que segundo o director de informação, Ricardo Costa vai sofrer algumas alterações. A Estação de Paço de Arcos ainda vai apostar numa série documental sobre um dos homens mais procurados pelo FBI que vai ter Sofia Pinto Coelho como responsável pela condução do projecto.
O podcast “Geração” também irá continuar desta vez dedicado á geração dos Anos 90 e terá a apresentação de Júlia Palha.
No que diz respeito á Ficção, a SIC apresentou a segunda temporada da novela “A Promessa” que promete várias reviravoltas importantes na história e a vingança de Miguel. É nítida a dificuldade que “A Promessa” está a ter ao enfrentar Cacau no mesmo horário, por isso esta reviravolta prometida pela SIC é a única hipótese que estação tem de reverter a situação. Se irá conseguir? não sabemos. O que é facto é que a SIC/SP Televisão não perderam tempo e já anunciaram um novo projecto que conta com a participação de Ricardo Pereira, Patrícia Tavares e Bárbara Branco com o nome provisório de “Fugir do Destino” escrita por Sandra Santos ( autora de Sangue Oculto). Até agora não se conhece detalhes da história mas sabe-se que vai substituir Senhora do Mar no horário, Na plataforma de streaming da SIC, OPTO também há novidades como uma nova temporada de “O Clube” escrita por João Matos e também “ Os Eleitos” que vai para a sua 3 temporada escrita por Alexandre Castro, Sandra Santos e Pedro Lopes.
Já a sua rival TVI anunciou ontem as novidades num evento no Hotel Altis em Belém também com a presença de várias caras conhecidas da estação. Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz marcaram presença e começaram por anunciar o regresso, que acontece já no próximo domingo (15), da Casa dos Segredos - Secret Story apresentado por Cristina Ferreira. O que me parece uma escolha acertada da estação de Queluz. Teremos também a continuidade do programa “A Sentença” apresentado por João Patrício. Na informação, não há grandes novidades a não ser a contratação de Mário Crespo. Já na ficção as novidades são bastantes: Temos uma nova série de comédia “Vizinhos para Sempre” que conta com a participação de Paula Neves, Alexandra Lencastre, Diogo Morgado, Miguel Guilherme entre outros que promete divertir os portugueses com confusões típicas entre vizinhos num condomínio de nome “Terraços de Glamour”. Também iremos ter outra série de comédia e esta em particular é para aqueles espectadores mais saudosistas pois 20 anos depois a TVI volta a apostar em “Os Batanetes”. Além disso, ainda teremos uma série dedicada à vida de um dos maiores ícones da música portuguesa Tony Carreira numa co-produção da TVI com a Prime Video.
No que diz respeito ás novelas temos a nova aposta da TVI que levava o nome provisório de “Híulia” mas que passou a ser “A Fazenda” da autoria de Maria João Mira que passa a substituir Cacau em Novembro. Protagonizada por Kelly Bailey, Margarida Corceiro e Joana Aguiar numa trama que trás a província de Angola como cenário. Um outro regresso muito esperado e aguardado com alguma expectativa que é o “remake” de Nínguem como Tu (novela de Rui Vilhena, 2005) agora em formato série com apenas 20 episódios. Teremos então a volta de Luiza Albuquerque desta vez interpretada por Joana Seixas que também fez parte do elenco original, Benedita Pereira regressa também mas no papel que foi de Dalila Carmo, no caso Júlia e Lúcia Moniz como Dulce (papel de Manuela Couto). Já o celebre António Paiva Calado estará a cargo de Gonçalo Waddington. Este projecto também conta com a participação da actriz brasileira Letícia Spiller como Beatriz (papel que foi de Susana Borges). De relembrar que esta novela é até hoje uma das mais vistas da história da televisão portuguesa. Mas as novidades da 4 não param por aqui, teremos também um projecto liderado por Diogo Morgado de nome “Loja dos Sonhos” que conta com Carlos Areia no elenco e uma outra novela que entrará no lugar de “Festa é Festa” que tem o nome provisório de “A Protegida”. A TVI terminou o dia a revelar que está em curso a construção de novos estúdios.
Por aqui, já pudemos perceber que a TVI se dedicou muito mais do que a SIC no que diz respeito a novidades. A estação de Paço de Arcos não revelou grandes mudanças dando apenas continuidade a projectos anteriores e pouco mais. Isto mostra aquilo que já se fala há algum tempo: a SIC de facto está num momento crítico e se Daniel Oliveira não conseguir subir as audiências da SIC, perderá de vez a liderança que conquistou. Aliás algo que considero essencial quando se trata de uma estação de televisão anunciar a sua nova programação é apresentar aos telespectadores essa mesma programação em directo ou gravado, o que no caso da SIC não aconteceu. Tudo o que foi anunciado foi colocado nas redes sociais ou em sites. Nisso a TVI mostrou a diferença e temos de ser justos quanto a isso. José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira sempre fizeram questão de fazer eventos desta natureza e bem. Com isto, claramente mostraram que vieram para vencer de facto, o canal anunciou tanto o regresso de apostas anteriores como também bastantes novidades na ficção e isso é bastante importante nesta fase. A estação de Queluz de Baixo está definitivamente a posicionar-se como estação líder em Portugal e creio que vai conseguir recuperar o tempo perdido.
Foram inclusive mostradas já algumas imagens dos novos projectos do canal que chamaram bastante a atenção. Desde o trailer de “Vizinhos para Sempre” ao regresso de “Ninguém como Tu” com o qual desde já afirmo que fiquei agradavelmente surpreendida e embora não tivessem mostrado grande coisa da nova novela que leva o nome de “A Fazenda” dá para perceber pelas imagens exibidas e pela realização que fica a cargo do brasileiro Edgar Miranda ( o mesmo de Cacau) que poderá surpreender bastante.
Resta-nos esperar para ver se de facto tudo isto irá mudar o panorama das audiências.
Até ao próximo post.
Sem comentários:
Enviar um comentário