uma pessoa apaixonada por televisão e resolveu criar um blog para falar sobre isso.
sexta-feira, 26 de julho de 2024
Globos de Ouro: As Nomeações e as Polémicas
segunda-feira, 8 de julho de 2024
Influenciadores Digitais ou Actores Profissionais? Eis a questão.
Olá a Todos,
Há dias estava eu nas redes sociais, quando me deparo com uma publicação de um fã clube de uma dessas influencers com milhões de seguidores onde uma pessoa reclamava que deveriam chamar a dita influencer para participar num remake da TV Globo em vez da brilhante Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro. Quando li um absurdo destes, nem quis acreditar que fosse verdade. Mas infelizmente, é. Mais tarde, um outro perfil da dita rede social informou-me que se tratava de uma piada. Entendi, mas achei ridícula. Foi esta situação que me chamou a atenção para algo que tem vindo a ser falado ao longo dos anos e que volta a ganhar força: Faz realmente sentido chamar Influenciadores/ Criadores de conteúdo digital para integrar o elenco de um projecto audiovisual?. E faz sentido também desvalorizar quem tem anos de carreira?. É esta a reflexão que trago hoje.
Há muitos anos atrás, começaram a chamar modelos para integrar elencos de novelas e séries e isso gerou uma polémica imensa. Os modelos foram criticados, tiveram que trabalhar muito para poder se desfazer dessa imagem de modelo para serem actores. A verdade é que alguns até conseguiram seguir carreira mas para isso largaram as passarelas. Foi uma escolha. Essas pessoas conseguiram um espaço na televisão e alguns chegaram a se destacar em algumas produções. Hoje em dia, fala-se muito dos influenciadores/ criadores de conteúdo digital ocuparem o espaço de actores que passaram anos a estudar ou até mesmo dos mais experientes. Não estou com isto a dizer que os Influenciadores/Criadores de Conteúdo não possam revelar-se actores de verdade, mas isso exige deles um esforço redobrado que penso que alguns deles não estarão dispostos a fazer. O facto de criar conteúdo digital não faz destes influenciadores profissionais da arte de representar, faz deles bons comunicadores. O facto das televisões cederem demasiado espaço a estas pessoas cria diversos problemas à classe artística.
O que realmente importa: Ter uma boa história e profissionais de excelência ou caras bonitas e jovens que criam conteúdos para a internet com milhões de seguidores para chamar a atenção das marcas?. Penso que isso tem que ser bem avaliado pelas televisões. Não acho razoável esta situação e muito menos o facto de dar mais tempo de antena a estas pessoas e tornar os actores mais experientes em figurantes de luxo.É bom que não nos esqueçamos que estas pessoas com anos e anos de carreira, se esforçaram e lutaram muito para chegar onde chegaram ainda mais porque estamos a falar de um país pequeno, cujos governos sistematicamente se esquecem da cultura e os seus profissionais são obrigados a procurar patrocínios de empresas que estejam dispostas a associar o seu nome aos projectos. Portugal tem uma classe artística pequena comparado com outros países mas isso não significa que seja fácil sobreviver, antes pelo contrário.
A juventude é necessária para que a profissão continue e para que se formem novos profissionais de excelência, mas não se pode cair no erro de aceitar qualquer um.
O público não é idiota, sabe muito bem distinguir um bom profissional de um mau profissional. Inclusive, esta semana foi a vez da actriz brasileira Cláudia Abreu falar sobre o assunto e passo a citar: "O tempo vai dar conta disso. Eu acho que isso é um fenômeno atual e não acho que vai durar. Porque eu acho que a arte é muito forte e ela resiste. Eu fico muito tranquila!. Eu não faço qualquer coisa para ter seguidores, achando que isso vai me trazer trabalho e que eu preciso desesperadamente deixar de ser eu mesma e fazer coisas que eu não faria para ganhar seguidores. Porque eu acho assim: sempre vão precisar de bons atores. Isso vai acontecer naturalmente”. E eu concordo com esta afirmação, creio mesmo que será um fenômeno passageiro mas ao mesmo tempo questiono-me: Até que ponto é que é aceitável?. Mesmo em termos “éticos”, dizer a um influenciador que tem talento para ser actor quando na realidade não tem é algo positivo?. Não será melhor dizer logo a verdade á pessoa em vez de a iludir com promessas?. Fica aqui a questão.
Até ao Próximo post.
Cacau - A Melhor novela de 2024 chega ao fim
Olá a todos, Ontem dia 30 de Novembro foi exibido o último episódio de "Cacau". A novela escrita por Maria João Costa e protago...
-
Olá a Todos, Hoje venho falar desta primeira temporada de “A Promessa” que encerrou ontem. A adaptação portuguesa de Zalim Istambul escr...
-
Olá a todos, O título deste post pode ser estranho para alguns que não acompanham canais do youtube brasileiro mas a verdade é que algo in...