segunda-feira, 24 de junho de 2024

A Promessa promete? - Análise da 1 semana da nova novela da SIC

 






A nova novela da SIC estreou no passado dia 18 de Junho (Terça feira), da autoria de Cândida Ribeiro e Inês Gomes protagonizada por Sofia Alves, João Catarré, José Wallenstein, Joana Ribeiro, Vitória Guerra e Lourenço Ortigão. Trata se da adaptação da série turca “Zalim Istambul” de 2019 /2020. Entre Trás-os-Montes e Sintra “A Promessa” promete reverter as sucessivas derrotas da SIC nas audiências e tem tudo para o conseguir. Tudo começa com uma Promessa que António Fontes Morais (José Wallenstein) fez ao seu falecido irmão Fausto depois do seu sobrinho ter sofrido um grave acidente que o deixou paraplégico. António adoece e resolve fazer um acordo com Lurdes (Custódia Gallego) para que a sua neta Verónica (Joana Ribeiro)  case com o seu sobrinho Miguel (João Catarré). Verónica vive insatisfeita com a vida na aldeia e quer ser rica nem que para isso precise de prejudicar a própria família. E num momento de discussão com a irmã Laura (Vitória Guerra) vê a oportunidade perfeita para seguir com o seu objetivo: A Família Rocha perde a sua casa na sequência de um incêndio causado por uma vela e assim mudam-se para casa dos Fontes Morais, em Sintra.

Nesta primeira semana, a novela começou com um bom ritmo, paisagens incríveis, fotografia, cenários, guarda roupa. Sobre estas questões não há nada a dizer e aliás penso que a ficção nacional tem tido uma excelente evolução nesse sentido. 

Em relação á trama, gostei bastante desta primeira semana e nota-se o empenho da SIC/SP para aumentar a qualidade dos seus produtos. A história promete ser boa e as expectativas estão altas. Agora, há coisas que a mim me incomodaram um pouco:


1 . Na lei portuguesa, se os pais forem filhos únicos, os filhos automaticamente ficam seus herdeiros ou seja, Helena (Ana Padrão) não precisava de drogar o sobrinho para garantir a herança dos filhos, bastava matar o marido, falsificar o testamento e, por exemplo, interná-lo numa clinica qualquer para se ver livre dele de vez.


2. O facto de Lurdes prometer a neta a António para que case com o seu sobrinho é uma coisa que não faz sentido em 2024. Se fosse nos tempos monárquicos, faria sentido. Este detalhe poderia ter sido conseguido de outra forma. Verónica poderia apenas seduzir Tomás e fingir que ama Miguel, engravidar de Tomás e dizer que o filho é do primo ( tudo bem que esta questão se resolveria com um simples teste de ADN, mas pelo menos tornava tudo mais coerente com os dias de hoje).


3. Não era necessária a cena em que os Rocha  vão a caminho da aldeia e Verónica (Joana Ribeiro) tem um ataque de fúria e acusa a mãe de tudo e mais alguma coisa. Todos já tínhamos percebido que a jovem quer ser rica, não era preciso dizer mais uma vez que quer ser rica. Já estamos informados desse facto e também da relação difícil que tem com a mãe. Poderiam guardar essa discussão entre as duas para mais tarde, num outro momento de tensão entre as duas e em outras circunstâncias.


4. António resolve culpar Nuno (Diogo Martins) de ter destruído o seu carro fazendo com que a Família Rocha fique em Lisboa. Bastava conversar com Maria (Sofia Alves) e convencê-la a ficar em sua casa, apelar ao seu coração bondoso para que permitisse que a filha Laura ficasse na sua casa a cuidar do seu sobrinho. Maria até poderia regressar á aldeia com os outros filhos e Laura ficaria em casa dos Fontes Morais até porque já tinha criado uma ligação com Miguel então não seria difícil convence-la.


Em relação ao elenco, é um elenco muito bem escolhido com grandes nomes da televisão, do teatro e do cinema com provas dadas do seu talento que servem de apoio para os mais jovens e aqueles que estão em inicio de carreira. Irei mencionar alguns nomes que me chamaram a atenção.


Menos Positivo:

1. Ana Padrão

Eu não sei se é uma opção da direcção de actores ou do realizador mas lamento ter de citar o nome de Ana Padrão. É sem duvida uma actriz com provas dadas e uma grande profissional. A sua Helena está no caminho certo mas penso que precisa de alguma mudanças. Noto que a actriz está com uma postura corporal um pouco rígida demais. Acho que não precisa de tanto.

2. Lourenço Ortigão

É um dos actor jovem com potencial. Nesta primeira semana, não teve muitas cenas e nas que teve não se destacou muito. Tomás é rebelde e adora causar confusões. Comporta-se como um adolescente e gosta de chamar a atenção mas parece-me um pouco redutor para um actor que já conta com alguns anos de carreira. Bem sei que estamos no inicio da trama e que o personagem pode crescer mais e mudar alguns comportamentos. Vamos ver o que vai acontecer.

Mais Positivo: 

1. Sofia Alves


Ao contrário da sua Teresa de "Sangue Oculto", Maria é uma mulher simples, religiosa, conservadora e muito dedicada à família. A actriz está optima, teve um excelente desempenho. A maneira como é mostrada a sua devoção a Nossa Senhora de Fátima, a sua relação com os filhos e com a sogra está tudo muito bem definido. A rivalidade entre sogra e nora penso que poderá ser um dos pontos altos da trama. Aliás, Sofia Alves foi a actriz que mais se destacou ao protagonizar aquela que até agora, na minha opinião, foi a melhor cena da novela quando depois de uma discussão com Lurdes, Maria devolve a António o dinheiro que o empresário deu á sua sogra.


2. José Wallenstein


Outro grande destaque desta primeira semana é sem dúvida José Wallenstein. Nesta primeira semana, o actor fez um belíssimo trabalho e destacou-se principalmente junto de João Catarré. Os dois estão a mostrar grande cumplicidade e é mais do que nítido o carinho e amor de António para com o seu sobrinho que trata como seu filho. A relação de amor/ódio que tem com Helena (Ana Padrão) também parece bastante promissora.

3. João Catarré

Digo com tranquilidade que João Catarré tem nesta novela a personagem da sua carreira. A forma como nos apresentou Miguel foi excelente. Desde os gestos, ao olhar assustado, á postura na cadeira de rodas á maneira como age quando a Tia o mal trata. Tudo feito apenas com o olhar e sem dizer uma única palavra. Um trabalho incrível por parte do actor.

Vamos esperar para ver o desenvolvimento de "A Promessa" e se realmente irá conquistar o público. Esta foi apenas a 1 semana e muita coisa vai acontecer. 





Cacau - A Melhor novela de 2024 chega ao fim

  Olá a todos,  Ontem dia 30 de Novembro foi exibido o último episódio de "Cacau". A novela escrita por Maria João Costa e protago...