Olá a todos,
O título deste post pode ser estranho para alguns que não acompanham canais do youtube brasileiro mas a verdade é que algo interessante chamou a minha atenção em meados de Setembro e venho partilhar aqui a minha opinião. Todos nós conhecemos o clássico Betty, a Feia, já várias versões foram feitas ao redor do mundo mas esta é sem dúvida uma das produções que mais me chamou a atenção, sobretudo porque mistura também outras referências a outro clássico do cinema “ Diabo veste Prada”. A Dia TV em conjunto com o canal Blogueirinha (personagem muito famosa do actor e influenciador Bruno Matos) produziu uma versão deste clássico e contou com a participação de alguns influenciadores da casa. A novela que conta apenas com 6 episódios (hoje será exibido o último) é escrita pelo próprio Bruno Matos e dirigida pelo CEO da DiaTV, Rafael Dias. Tudo ali é uma grande diversão, onde nada é para se levar a sério, tem piadas ácidas, várias referências a memes e a personalidades da mídia brasileira. Tudo acontece na própria DiaTV que se transforma em Fox Models, liderada pela poderosa Miranda Fox (personagem interpretada pela drag queen Lorelay Fox) cujo braço direito é o seu filho João Padrão ( personagem interpretada por Igor Cosso, no ar também em Mania de Você da TV Globo como Gael). A protagonista Blogueirinha procura emprego e é levada para a empresa pela sua amiga Naja (personagem de Filipe Oliveira do canal Diva Depressão) e tudo começa a ficar um grande caos quando Blogueirinha é contratada por Miranda e se apaixona pelo seu filho que trai a namorada Natália (Natály Nery) com Duda ( Eduardo Camargo - também do canal Diva Depressão). Todo este projecto idealizado por Bruno Matos/Blogueirinha pode parecer a princípio algo caótico mas é precisamente por ser caótico que se torna genial. Bruno não pensou só no texto e nas piadas, pensou também em toda uma banda sonora que inclusive lançou nas plataformas digitais e em CD com as respectivas letras das canções. O projecto foi um verdadeiro sucesso, o público continua a viralizar vários trechos da novela e a ouvir as músicas. O motivo de eu estar a escrever sobre este projecto não é só porque achei graça ao projecto e diverti-me com as cenas mas também para trazer uma reflexão: Será o Youtube também uma possível plataforma para a produção de novelas?.
Sinceramente, eu vejo essa possibilidade. O próprio streaming já faz isso. A HBO (agora MAX) produziu o remake de Dona Beja (novela da Manchete exibida em 1986) que irá ao ar em 2025. Porque não levar um formato vencedor e que o público gosta para a internet?. Basta ter um bom projecto, uma boa história com um elenco forte. Obviamente que levando este tipo de formato para uma plataforma como o Youtube, poderá ter de sofrer algumas modificações para que funcione mas não vejo isso como uma quebra de qualidade. Diria mesmo que poderá ser um desafio muito interessante para quem procura espaço no audiovisual para produzir conteúdo e levar as suas histórias ao grande público da internet. Hoje em dia, não há como ignorar a força das redes sociais e de plataformas como o Youtube principalmente num país como o Brasil em que isso se tornou extremamente importante, mesmo para as grandes televisões.
Mas voltando à produção de Bruno Matos, surpreendeu-me não só a qualidade da novela em si como também a do elenco. O elenco estava impecável apesar de a maioria não serem actores. Destaco aqui a interpretação de Lorelay Fox ou Danilo Dabague que me deixou pasma porque,embora Danilo não seja actor e inclusive o diga várias vezes ao ser elogiado pelo público, interpreta Lorelay Fox há 20 anos e isso já é interpretar uma personagem. A arte Drag deu a Danilo a experiência necessária porque está incrível como Miranda Fox. Inclusive seria bom vê-lo em outros papéis. Inclusive gostei muito das cenas de Danilo/Lorelay com Igor Cosso, a forma como exploraram a relação de mãe e filho foi bastante interessante. A Naja de Filipe Oliveira rendeu boas risadas ao público e mostrou uma outra faceta interessante do Youtuber. Durante as reuniões da empresa, conseguiu destacar-se quando descobre que Blogueirinha é a escolhida para desfilar no principal evento da Fox Models. Os diálogos são simplesmente geniais. Duda, de Eduardo Camargo também conquistou o público. O braço direito de Miranda Fox que inferniza a vida a Blogueirinha, reafirmando constantemente que é uma mulher “boçuda” e que para ela se dar bem na empresa tem que ser igual. É simplesmente maravilhoso.
O último episódio de Blogueirinha, a feia vai ao ar hoje no Canal Blogueirinha e no Canal da DiaTV depois do programa “De Frente com Blogueirinha”.
Até ao próximo post!
Sem comentários:
Enviar um comentário